Certificação Elétrica para Condomínios
Entre em ContatoCertifique suas instalações antes que sua Garantia acabe!
Podemos te ajudar a mapear estes problemas, antes mesmo do período de garantia com a Construtora se encerrar!
Código de Defesa do Consumidor
Uma bomba relógio em seu Condomínio...
Alguns problemas que encontramos em Certificações de Instalações Elétricas executadas em desacordo com as Normas Técnicas da ABNT:
- Condutores de seção incompatível com a capacidade da instalação (risco de incêndios);
- Ausência do Dispositivo Diferencial Residual – DR;
- Emendas não padronizadas e em contato com o solo (jardins);
- Emendas de condutores de seções (bitolas) diferentes;
- Infraestruturas impróprias para o local de instalação (áreas externas);
- Emprego de materiais de baixa qualidade ou sobras de obra;
- Condutores de cores não padronizadas;
- Ausência do condutor de aterramento;
- Fiações expostas (risco de choques elétricos);
- Ausência de documentações de Projeto ASBUILT (Como Construído), de Comissionamento e Entrega de Obra;
Dentre outras tantas inconformidades...
Você Sabia?
Mais de 90% das inconformidades encontradas em inspeções de Certificação Elétrica podem ser causa de incêndios e choques elétricos!Dúvidas Comuns
Esta Certificação Elétrica substitui a Certificação da Portaria N° 51/2014 do INMETRO?
A resposta é não. A Certificação Elétrica estabelecida pela Portaria N° 51/2014 do INMETRO é uma certificação voluntária para instalações elétricas de baixa tensão, realizada antes da entrega do imóvel, solicitada pelo Representante Legal que desenvolve atividades de projeto, montagem, execução ou manutenção de instalações elétricas, no caso, a Construtora. Em outras palavras, seria um “selo” de conformidade do INMETRO atestando que as instalações elétricas seguem os padrões técnicos e de qualidade estipulados pelas Normas Técnicas e Jurídicas, passando maior credibilidade da instalação de determinada edificação.
Qual o objetivo da Certificação Elétrica da BeSafe Engenharia e Assessoria?
Nosso Laudo de Certificação Elétrica possui o objetivo de mapear as inconformidades técnicas de execução e projeto da instalação (após entregue) que possam estar ocasionando problemas de mau funcionamento, consumo de energia elevado ou demais problemas relacionados, inclusive, com a segurança do empreendimento, visando à regularização junto ao Responsável pela obra dentro do período de garantia.
E quem solicitará a Certificação Elétrica após a entrega do Condomínio pela Construtora?
No caso, os responsáveis pela Administração do Condomínio, podendo ser Síndicos e/ou Administradoras, ou até mesmo usuários que suspeitem ou estejam enfrentando problemas em suas unidades.
O que constará neste Laudo de Certificação Elétrica?
Neste Laudo estarão elencadas todas as não conformidades de execução perante as Normas Técnicas da ABNT e Jurídicas (a exemplo da NR-10), reunindo o conjunto de itens inspecionados nas áreas do Condomínio, com fotos ilustrativas e reunião de todas as evidências documentais apresentadas, desde o projeto até o comissionamento e entrega da edificação, visando traçar as necessidades de adequação para segurança e funcionamento do local. Em alguns casos, após o parecer final, parte da instalação elétrica deve ser totalmente refeita pelos Responsáveis pela execução da obra!
Qual a validade técnica e jurídica deste Laudo de Certificação Elétrica?
Todos os Laudos da BeSafe Engenharia e Assessoria são elaborados por Engenheiros legalmente habilitados pelo CREA/SP em suas áreas de competência e acompanhados de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, sendo, portanto, os pareceres alicerçados na experiência e prática destes, bem como nas Normas Técnicas e Jurídicas vigentes, tendo este Laudo a validade e procedência necessárias para solicitações de regularização da instalação junto às Construtoras ou Responsáveis pelo projeto e execução do empreendimento.